terça-feira, 21 de maio de 2019

¡TE QUIERO, RECOPA!

   Nesta quarta-feira (22) , o Athletico entrará em campo disputando a Recopa Sulamericana pela 1° vez. A Taça é disputada desde 1989 e apenas 7 times brasileiros já conseguiram o feito de sagrarem-se campeões. Ainda, apenas 4 representantes da Sulamericana foram campeões da competição em toda a história, sendo um deles, o River Plate de 2015, também de Marcelo Gallardo, técnico ainda no cargo do clube argentino. Em caso de conquista, é um título que colaboraria ainda mais com a expressão que o Athletico tanto busca na América do Sul, crescendo muito nos anos recentes. No entanto, não será nada fácil para os comandados de Tiago Nunes, que terão de superar o peso, tamanho e qualidade do adversário argentino.

(Taça cedida ao vencedor da Recopa/ CONMEBOL)

   O River Plate é um dos maiores clubes da América do Sul, quando o assunto è tradição. Nacionalmente, é o maior vencedor do país com 36 conquistas e, internacionalmente, tem 4 Libertadores, 1 Sulamericana e 2 Recopas, além de possuir a 2° maior torcida da Argentina, atrás apenas do seu rival Boca Juniors.
   Desde 2014, sob o comando de Marcelo Gallardo, que também foi jogador do clube e tem muita identificação com a torcida, são 10 títulos em um prazo de apenas 5 anos.

(Marcelo Gallardo, atual Técnico do River Plate/ Créditos: River Plate)


   Neste ano, a base do time campeão da Libertadores 2018 foi mantida, com exceção de "Pity" Martínez, destaque da equipe ano passado que foi vendido ao Atlanta United. De lá pra cá, Marcelo Gallardo vem tentando se reinventar dentro do clube para manter o bom futebol. O time foi 4° lugar no Campeonato Argentino, passou em 2° no grupo da Libertadores nessa temporada mas foi eliminado da Copa de La Superliga, semana passada. O grupo vem num bom momento e com moral, tendo apenas 2 derrotas nos últimos 22 jogos. Lesionados, Quintero e Scocco, importantes no esquema de Gallardo, não jogam contra o Furacão. Porém, o elenco dos argentinos é badalado e conta 5 jogadores argentinos do elenco na pré-lista para a Copa América.
   De fato, eles formam um time muito bem treinado, que tem como característica principal a posse de bola objetiva, que Gallardo já disse que não abrirá mão, mesmo sabendo que também é algo que prega o Tiago Nunes. Tem em Exequiel Palacios, garoto de 20 anos e sondado pelo Real Madrid, o grande destaque técnico do time. Além dele, o experiente Ignacio Fernández e o matador e também experiente Lucas Pratto são jogadores para ficarmos de olho.
(Provável River Plate que virá à Baixada)

   O Athletico irá com força máxima para o jogo, apesar dos desfalques de Thiago Heleno e Camacho, suspensos por doping. Jonathan é dúvida e, caso não jogue, Erick poderá substituí-lo, como na partida em Fortaleza. De resto, devem ser os mesmos 11 que Tiago Nunes vê como titular: Santos; Jonathan (Erick), Paulo André, Léo Pereira e Renan Lodi; Wellington, Bruno Guimarães e Lucho; Nikão, Rony e Marco Rúben).
  O Furacão terá pela frente um teste gigante na temporada, pois encara um dos melhores e mais organizados times da continente, não à toa atual campeão da Libertadores.


ANÁLISE TÁTICA: River tentará tirar um pouco da posse de bola que costumamos ter dentro de casa. Portanto, o Athletico precisa lutar por essa posse, marcando forte e buscando a recuperação da bola, principalmente pelo meio. Ofensivamente, o lado do campo pode ser um ótimo lugar de criação das jogadas a nosso favor, principalmente pela esquerda, com a dobradinha Renan Lodi-Rony. Aproveitar contra-ataques, pelo fato do River ter uma defesa lenta e, jogando com a linha alta, também pode ser um ponto importante a ser explorado pelo Furacão.

   Será novamente um jogo que ficará marcado na história do clube, jogo grande que todo clube almeja estar. O Caldeirão precisa ferver para que a atmosfera seja adversa ao bom time do River Plate e, que assim, o Athletico consiga fazer mais uma vez em casa uma bela partida, levando um bom resultado para a decisão no Monumental de Nunez, dia 30/05. É hora de fazer história! PRA CIMA, ATHLETICO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário